domingo, 26 de maio de 2013


Atps de Matemática

Etapa 3

Equipe: Francisca Bueno    RA 00000 24451


Aula-tema: A construção conceitual das operações. Tipos de situação matemática ou
"situação-problema". Operações matemáticas fundamentais: ações de somar,
subtrair, multiplicar e dividir.



Passo 1: Pesquisar, no cotidiano, e enumerar no mínimo 20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas.

Ao ver as horas usa-se matemática;
Ao pagar a passagem do ônibus usa-se matemática;
Ao comprar pão na padaria usa-se matemática;
No percurso de casa até a escola usa-se matemática em relação à distância;
Ao abastecer o carro usa-se matemática para medir os litros e calcular o valor;
Ao fazer um bolo, para medir a quantidade dos ingredientes usa-se matemática;
Ir à feira, e ao pagar pelas frutas e verduras usa-se matemática;
No supermercado ao fazer as compras e pagar por elas usa-se matemática;
Controlar a velocidade do carro ao dirigir usa-se matemática;
Ao controlar o tempo quando se pratica esporte usa-se matemática;
Ao tomar medicação, ao usar a medida exata prescrita pelo médico usa-se matemática;
Ao calcular as contas ao pagar usa-se matemática;
Ao usar o calendário para saber o dia da semana e o mês usa-se matemática;
Ao seguirmos as medidas de uma receita, usa-se matemática;
Quando se vai ao banco, pagar algo, ou fazer um saque ou consultar o extrato, usa-se matemática;
Ao usar o termômetro para medir a temperatura corporal, usa-se matemática;
Ao estacionar o carro, se calcula mentalmente se ele cabe na vaga, usa-se matemática;
Ao usar a balança para se pesar, usa-se matemática;
Para saber a altura de alguém, usa-se matemática;
Ao comprar roupas e calçados é necessário saber as medidas das roupas e numero do calçado, usa-se matemática;
Ao usar o elevador, para saber e chegar ao andar que se deseja usa-se matemática.

Passo 4:

AUTONOMIA E LIBERDADE
Foram proposta duas situações problema que faziam parte do cotidiano da criança.
A criança não necessitou de intervenção para compreender os enunciados, conseguiu exercitar sua capacidade mental e de refletir sobre as situações propostas, a criança teve o tempo necessário para que ela elaborasse seu pensamento para buscar soluções frente à situação apresentada, também foi dada a criança liberdade para que pudesse pensar e criar suas próprias estratégias de resolução, a criança conseguiu resolver as situações sem intervenção.
Notou-se que a criança estava preparada para resolver situações problema.Toda esta facilidade para resolver as situações, nota-se que faz parte de um processo gradativo que vem sendo trabalhado desde muito cedo, o desenvolvimento lógico matemático e a autonomia foram trabalhadas nesta criança.
É necessário que o professor leve em consideração os conhecimentos prévios da criança, propondo situações de aprendizagem que as crianças utilizem estes conhecimentos para construir novos. Não se devem preparar propostas fora da realidade da criança, e nem esperar resultados imediatos.
O pensamento lógico matemático não é algo que se ensine, mas algo que a criança deve construir, com estímulos para que a criança confie nela mesma, que ela consiga desenvolver uma autonomia para que possa se sentir preparada frente às situações propostas, não só na matemática, mas em situações simples do dia a dia.

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