ATPS DE MATEMÁTICA
Etapa 4
"A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias".
Passo 1
Pesquisar as diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias.
Teóricos escolhidos: Newton Duarte , Claudia Lemos Vóvio, e Maria Amábile Mansutti
Passo 2
Produzir um texto expondo as técnicas adotadas dos autores escolhidos, e a justificativa de suas propostas.
Na pesquisa que fiz dos teóricos: Newton Duarte , Claudia Lemos Vóvio, e Maria Amábile Mansutti , percebi as diferentes técnicas adotadas pelos autores para que o jovem e adulto construa o conhecimento sobre a matemática.
A matemática na Alfabetização de Jovens e Adultos está presente nas situações do cotidiano,como também em situações que exigem conhecimento especializado.
Muitas vezes, nos damos conta dos conhecimentos matemáticos de que lançamos mão quando preparamos uma receita culinária, verificamos contas, lemos notícias no jornal, utliizamos caixas eletrônicos,comparamos,preços,administramos a ingestão de remédios,acompanhamos o crescimento das crianças,operamos máquinas e instrumentos em nosso trabalho.
No entanto,a importância dos conhecimentos matemáticos não se restringe à sua aplicabilidade em problemas e situações da vida cotidiana ou do mundo do trabalho.Eles também são instrumentos para a produção e comunicação de conhecimentos em diferentes áreas,seja nos estudos das ciências sociais,das ciências da natureza,seja na música,na dança,nas artes plásticas,nos esportes.
A matemática favorece a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico porque comporta um amplo campo de relações,regualridades,coêrencias que despertam nossa curiosidade e nos instigam a pensar.Dirige nosso olhar para as outras dimensões e espaços,organiza nossa ação,leva-nos a comparar e estabelecer relações entre diferentes elementos.Possibilita a aquisição de ferramentas para raciocinar e desenvolver a capacidade de prever,generalizar,projetar,abstrair,entre outras.Essas potencialidades precisam ser exploradas num processo educativo,seja ele escolar,seja ele em outro âmbitos.
.
BIBLIOGRAFIA
Newton Duarte
Claudia Lemos Vóvio
Maria Amábile Mansutti
Passo 3
Quando adentra a sala de aula, a turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) geralmente consegue fazer alguns cálculos e medições, embora ainda não domine os códigos matemáticos. "No dia a dia, eles fazem compras, usam transporte público e trabalham na construção civil e em outras áreas nas quais a Matemática está muito presente", explica Maria Amábile Mansutti, pedagoga do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e coautora da proposta curricular do Ministério da Educação (MEC) para o 1º segmento da EJA. Levar isso em conta antes de planejar as atividades da disciplina é fundamental para que todos os estudantes aprendam, de verdade, a lidar com os conceitos e generalizar os conhecimentos que possuem para empregá-los em outras situações. "É natural que eles encontrem dificuldades para verbalizar como chegaram ao resultado. Por isso mesmo, precisam de ajuda para analisar e sistematizar o que conhecem", diz Maria Amábile. O cálculo mental, que a maioria domina bem por usá-lo com frequência, é a estratégia que melhor ilustra essa delicada relação entre o saber formal e o não-formal. A maioria dos alunos não dá tanto valor a ele e almeja aprender a conta armada.Embora os professores não possam deixar de ensiná-la, precisam explicar ao grupo que são diversas as estratégias de cálculo válidas, entre elas, o cálculo mental.
Além desse cuidado, devem ser consideradas as situações didáticas para ensinar Matemática na EJA. Elas funcionam como faróis que sinalizam o que é fundamental explorar com os estudantes nos primeiros anos de escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário